Isabel Maria Pereira Leal
Diplomada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (1979), Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Católica de Louvain (1991) com equivalência ao grau de Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade Clássica de Lisboa.
Paralelamente adquiriu formação como Psicoterapeuta em Terapia Familiar, Grupanálise, Psicoterapia Breve, Psicoterapia Psicanalítica e Psicoterapia Psicanalítica do Casal e Família, desenvolvendo atividade privada como psicoterapeuta.
Desenvolveu atividade profissional no âmbito do Ministério da Saúde, de 1979 a 1987 nos Hospitais Civis de Lisboa, em que foi Membro da Comissão Executiva do Departamento de Formação Permanente, e depois, até 2007, na Maternidade Dr. Alfredo da Costa onde fundou e coordenou o Departamento de Psicologia Clínica.
Foi também Diretora do Departamento de Recursos Humanos da Medilabor e investigadora do Núcleo de Estudos Sociais do Instituto Damião de Góis da Presidência da República.
Foi, entre outras atividades, Conselheira da Comissão Nacional de Luta contra a Sida, Consultora do Projeto de promoção da Saúde Mental na Gravidez e na primeira infância da Direção Geral de Saúde, Consultora do Conselho Superior de Magistratura, Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde e Presidente do júri do Prémio Madalena Barbosa da Camara Municipal de Lisboa, que promove a igualdade de género. É membro do Conselho Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Iniciou a sua atividade como docente do ISPA em 1983.
No âmbito de protocolos com o ISPA, foi supervisora e coordenadora da linha SIDA da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA (1990-1992), do Projeto Agora e de diversas ações do Centro de Estudos Judiciários.
Desempenhou diversos cargos, na estrutura cientifico-pedagógica do ISPA tendo sido Presidente das áreas científico-pedagógica de Psicologia Clínica e Psicopatologia e de Psicologia da Saúde, Diretora da Escola de Mestrados e Estudos Pós-Graduados (1995- 2009), vice-Presidente do Conselho Científico, membro da Comissão Permanente e do Conselho científico misto ISPA/ Universidade, Diretora do Departamento de Psicologia Clínica e da Saúde e Presidente do Conselho Cientifico. É atualmente reitora.
Participou em 24 projetos de investigação, nacionais e internacionais, como PI ou como colaboradora. Foi coordenadora da Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde (UIPES, I&D) e é responsável pelo Grupo de Investigação em Psicologia Translacional do William James Center for Research, I&D. Tem 22 doutoramentos concluídos e 9 Pós-doc.
Possuiu 17 prémios e distinções entre os quais O prémio carreira da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Homenagem aos Mestres da Maternidade Dr. Alfredo da Costa e o prémio da Mérito da Universidade do Algarve.
Desde 1992 teve uma presença frequente na comunicação social em programas de televisão rádio, como colunista e como cronista de divulgação psicológica. Assinou crónicas nas revistas Marie Claire, Caras, Máxima, DN Magazine, entre outras. Participou no programa radiofónico semanal “Sem sombra de Pecado” e nos programas televisivos também semanais “sexo forte” da SIC e “Fora da Caixa” da RTP Informação.